quinta-feira, 9 de maio de 2013

Hoje é dia de Maria- As Bodas de Caná





Enviando os textos dos meus estudos sobre a Virgem Maria, solicitei a um grande conhecer sobre as passagens da Nossa Sra, imagens e sugestões para escrever sobre a mãe de Jesus. Thiago Felipe   é filosofo, mineiro e foi seminarista, grande conhecedor da profundidade da Bíblia, ele me sugeriu uma passagem magnifica sobre Maria, As Bodas de Caná, evangelho de João 2. Quem pelo menos fez a 1a comunhão lembra que o 1o milagre de Jesus foi transformar água em vinho, uma habilidade alquimica fantástica e que vai de encontro ao tom moralizante e sacro das religiões cristãs que condenam os prazeres carnais. Como Jesus, o salvador de todos os pecados do mundo tem como seu milagre primeiro o que havia de mais " Dionisíaco" no paganismo? Dar abundância de vinho, transformar a água, símbolo da purificação e da vida, no álcool da uva?
Então, é necessário observar o comportamento vigente na época e a relação da sociedade com o vinho. As festas duravam dias, e o casamento era uma das festas mais importantes na vida das pessoas, o vinho era símbolo do amor entre o casal, num dos momentos mais sagrados na tradição era o compartilhar da mesma taça entre noivos deste vinho. Era marcação de "status" servir o melhor vinho e que este fosse em quantidade para abastacer os dias dos festejos ao amor, sabemos que em festas deste tipo até hoje, o que mais importa para os convidados não é a alegria dos noivxs, é os "comes e bebes". Thiago Felipe ao me sugerir escrever sobre essa passagem da vida de Jesus, onde Maria é quem chama o filho para a resolução da falta da bebida, pede que observe que nesta passagem evangelista a noiva não é citada. Existem alguns personagens importantes na analise, O noivo, Maria, o Mestre Sala, os discípulos, e o protagonista Jesus. Fundamental apontar que Jesus e seus discípulos são convidados para a festa, e que  Maria observa que no auge do casamento eis que termina o vinho, e avisa ao seu filho: -Eles não tem vinho! Jesus diz que não está preparado, é aqui que devo retificar uma citação do texto anterior (Nossa Sra da Piedade) Jesus chama a mãe de "Mulher", meu amigo me alertou para o fato de  ser chamado de Mulher ou Homem era uma forma de dignificar a pessoas naquela época. Jesus mesmo questionando a mãe sobre a sua imaturidade para operar milagre, transforma 6 potes de pedra repletos de água, no melhor vinho da festa, onde o Mestre Sala espantado, pergunta: - Como é possível o melhor vinho ser servido no final? 
As histórias evangelistas são simbologias, metáforas para a vida, e para compreendermos a Biblia e não ficarmos sobre os véus da ignorância precisamos estudar o contexto histórico e os signos que a escrita deste livro nos apresenta. Analiso essa passagem do evangelho de João, enfocando Nossa Sra mãe de Jesus, como a entidade responsável pela condução de uma nova fé, uma nova forma de conexão com o Deus/Deusa, o vinho é representante do Amor, Maria avisa ao filho, que naquele lugar existe festa, existe casamento, mas o Amor falta, e daí se dar a preocupação da mãe do mundo, onde há casamento, união de duas pessoas, dois corpos, dois pensamentos, duas correntes, não pode faltar o amor, que é a bebida da vida. Jesus é convidado para este casamento, sem a sua presença água n pode ser transformada em vinho, o que significa que na falta do vinho/amor, a festa acabaria em tristeza, e numa festa pode terminar em lamento e ausência de felicidade, festa é celebração. Cristo, ordena que os potes de pedra sejam colocados para que o milagre aconteça, mesmo sendo de pedra pesada, os potes foram movidos. A água, como liquido sem sabor, sem cor e sem cheiro, é um grande elemento para nos dizer, que para o milagre acontecer, deve-ser ser puro, anular todos os sentimentos, comportamentos, paixões, influências, milagres não acontecem quando estamos contaminados por materialidade e apego. A surpresa do Mestre Sala ao provar o melhor vinho no final, isso nos mostra que por mais que seja uma regra, de que as coisas boas já aconteceram, o melhor está sempre por vim, o que a Fraternidade Branca diz como o Inesperado de Deus. O noivo, que convida Jesus e seus discípulos  que tem Maria como uma grande amiga, pois, se não o fosse, não estaria observando a festa e destacando para o seu divino filho o que haveria de acontecer, Maria nesta Boda foi a grande "intercessora" porque era os noivos pessoas queridas. 
O primeiro milagre de Jesus vem nos ensinar com o vinho, com festa, com o pedido de Maria para que o filho operasse em beneficio da alegria da festa. Que seguir na espiritualidade não é sofrer, muito pelo contrário, é necessário vinho, embriaguez  de amor, amor que transporta, amor que transforma o que é purificado em melhor bebida para alimentar a nossa felicidade, ninguém pode ser feliz, sem amor. E é a virgem Maria que chama o seu filho para que transforme a boda da nossa vida em festa repleta de alegria, generosidade, onde o melhor está sempre por vim.
Ter fé é seguir acreditando que tudo vai ser melhor, não se preocupar em seguir tal religião, tal entidade. O mestre Jesus quer sempre de nós a alegria da celebração, onde o Amor, somente o Amor seja o combustível da nossa Purificação, e Maria é nossa grande advogada neste caminho de saber beber o melhor vinho.


Ah...querido Thiago Felipe, acredito que a noiva no casamento deve ser exatamente a comunhão de Jesus com as religiões, ele não tem predileção por esses "aparelhos" O amor de Jesus vem muito além de congregações, o amor de Jesus é festa e não um templo com pessoas reunidas.

Um comentário:

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

"A água, como liquido sem sabor, sem cor e sem cheiro, é um grande elemento para nos dizer, que para o milagre acontecer, deve-ser ser puro, anular todos os sentimentos, comportamentos, paixões, influências, milagres não acontecem quando estamos contaminados por materialidade e apego." Perfeito e cada vez mais sem água e mais sem nada,acabam-se os milagres