segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sabejé, o ritual de humildade em louvor ao orixá da cura e Rei da terra.

Exercício de fé e muito amor realizado pelas mulheres de axé durante o mês de Agosto, em louvor ao Orixá da Cura e responsável pelo elemento terra, o Sabejé requer preparo físico e principalmente desprendimento total do ego. Consiste em sair pelas ruas da cidade, trajadas das vestes da religião do candomblé, com balaio cheio da "flor do velho"(pipoca) e desta forma  "esmolar" numa relação de troca de energia, onde essas filhas devotadas oferecem a flor, que pode ser num banho ou apenas colocada nas mãos de quem recebe, seja para ser comida, ou para outra finalidade, elas fazem ainda a qualquer pessoa que solicita, ainda que não colaborem com dinheiro.
 Em tempos de perigosa expansão da intolerância contra as religiões de matriz africana, esse ato sagrado se torna de muito coragem e humildade.
É de imensa riqueza passar por essa experiência, mesmo como uma estudante de arte/cultura, andar com essas mulheres e poder participar de um manifesto político de afirmação, torna visível no espaço publico que a África ancestral está entre nós, linda, poderosamente nos lembrando que ela se faz presente.
Vi tanta gente se manifestando de forma fervorosa e  respeitosa, uma crença na cura. Emocionei-me  com uma criança que quando avistou Omolu começou a gritar feliz que queria pegar no Orixá, uma senhora que sofre de enfermidade clamando pela cura, pelo carinho e solidariedade que Alzira, Camila e Mãe Tina de Yemanjá recebiam e atendiam às pessoas. Sou muito grata a essas mulheres do Ilê Axé Oju Onirê pela generosidade e positividade que espalharam pela minha cidade, tão velinha e doente, destruída pelas mazelas dos homens que tomam o poder.
Gratidão a todo povo do candomblé que salvaguardam a divindade tão fundamental para a nossa harmonia. Reverencio com ao Orixá Omolu, Obaluaiê, que no sincretismo é São Roque e São Lázaro,  reverencio a divindade
presença que se manifesta no aqui, agora e sempre, quando a materialidade dos venenos todos os dias tenta nos matar

Nenhum comentário: