domingo, 15 de maio de 2011

Dando uma de Ed Motta...


Estava com um amigo à procura de um colega de adolescência, esse rapaz andava muito com meus primos. As redes sociais tem dessas,quando a gente não tem mais o que fazer,nem com quem conversar a gente lembra dos sumidos de tempos atrás.Antes a busca foi angustiante pois a única informação sobre a criatura era o primeiro nome,coisa desafiadora,porque geralmente na web as pessoas(como eu)mudam completamente o seu nome civil,e quando não o faz,colocam umas coisas cafonas antes da identificação,ex:coraçõezinhos,estrelinhas,bolinhas...Voltando ao nosso colega infanto-adolescente,eis que meu amigo encontrou o desaparecido .Quando passou o link da página da criatura,tive  uma compreensão de que o tempo é amigo de quem é feio(sic).Serei mais didática,este rapaz era feio quando adolescente e continua feio na fase adulta.Agora posso estar te confundido,ser feio é bom?É sim, ele não envelheceu! Esse é meu entendimento sobre quem é desprovido de beleza: Não existe o espanto quanto à aparência, a pessoa que nunca foi linda, não nos causa o perverso espanto que a ação do tempo faz. Acho que estou me enrolando, deixa desembolar o mingau. No meu período de estudante do ensino fundamental, existiam as lindas e lindos (que nunca fui eu), todos da minha geração, hoje são a referência de como o tempo é cruel com quem é belo, estão deveras envelhecidos pela ação do tempo, uns castigados, outros totalmente deformados. A semana passada quase desmaio quando vi uma colega de escola que não via há anos, ela estava parecendo minhas tias, fiquei arrasada, não serei hipócrita que algumas e alguns que vejo o tempo “enfeiar” me causam um estranho alívio, esse povo que era lindo, na sua maioria, era de gente idiota e boçal. Nós pobres mortais éramos invisíveis pelos belos e belas, em se tratando de Santo Amaro, na minha época, ser linda muitas vezes significava ter um belo cabelo, vestir uma roupinha da moda e ser de uma família tradicional (será que mudou?).Não queria rever minha colega daquela “forma”,um fragmento longínquo do que se foi. Voltando para o amigo desaparecido e encontrado no facebook,ele estava com a mesma cara e o mesmo corpo de muitos anos atrás,pode isso ser possível?Pode sim, aos que são feios (sic), não existe a surpresa da perda da beleza, gente assim é atemporal!Talvez cara gente amiga, vocês estejam agora julgando esse meu posicionamento como soberbo, mas vejamos a vantagem de ser feio (sic) a vida toda, a gente não se espanta com a passagem do tempo,uma das coisas mais  cruéis que existe é ver indo embora a beleza material das pessoas.O tempo é um lindo,tem isso,ele é de uma sabedoria tamanha,um professor muito do generoso.Talvez Ed Motta aprenda isso quando escreveu tanta merda sobre gente feia,burra,mulher,nordestina.Agora Ed (que nunca foi lindo) estar refletindo que ele é tudo isso que o espelho dele não dizia.Quem sabe a gente comece a questionar também sobre o que é belo,sobre o que é velho.Espero que depois de tantas bobagens acerca da materialidade algo realmente lindo aconteça,todas as possibilidades de ser o que se deseja, sem ferir ninguém.

Nenhum comentário: