segunda-feira, 2 de agosto de 2010

2º ponto de Rosário,a comida do moço da esquina do bar!

   


 -Minha coisa linda,vois micê precisa alimentar esse seu moço, fio
-Ó mainha quem é esse moço que tá com fome?
-É seu EXU, meu filho!


Era seu pesadelo recorrente, sua avó Toinha mandando ele dar comida ao Exu. Cresceu com ela dizendo que ele era metade Ogum e a outra Exu, que deveria tomar muito cuidado com os filmes violentos que assistia. Foi tanto banho e oferendas que fez para acalmar a cabeça do menino. 
Tinha uma relação muito amorosa com sua avó, entretanto seu  pai logo ao casar proibiu a convivência da sua mãe, filha de dona Toinha, participar da parte macumbeira da família
Convertidos à igreja Jesus virá nos últimos dias, o pai tinha parado de beber, e agradecia a sua nova religião esse milagre.

Abriu a bíblia, queria ler os salmos, não conseguia concentração para orar, a lembrança de um jovem, sem camisa, bêbado que ficava no bar da esquina da rua da Matriz, era o que conseguia ver, passando e vendo o apontar e dar gargalhadas demoníacas.
O Bar da esquina pertencia a seu Ladu, um senhor que ficou muito rico com o comercio de coisas obscuras e agiotagem. Seu Laudevico, popular Ladu, era de outro estado e chegara à cidade com um caminhão, fez fortuna, seu estabelecimento era frequentado por viciaos de tudo quanto é tipo, sacizeiros, traficantes e cagoetes da policia.
Seu Ladu era fissurado em virgindades, pagava para tirar os cabaços nas segundas feiras,era uma fartura de cabaço. Geralmente pagava 5,00 reais.
A cidade mesmo sabendo do caráter duvidoso de seu Ladu, adorava os casos:
como no dia que ele furou as camisinhas que vendia, só pra ver neguinho se fudendo, como ele mesmo gostava de falar. Existe nas pessoas uma grande tolerância para aqueles que elas consideram donos de  grandes posses, inclusive lambendo os sapatos e um pouco mais a cima.
Rosário odiava seu Ladu, o seu comportamento indecente, sabia que ele fazia oferendas ao satanás, no terreiro de Zezinho de Oxossi. Macumbeiro desgraçado, fingido, frequentava às missas na Matriz de Nossa Srª da Anunciação aos domingos com a esposa e filhos, como se fosse a pessoa mais correta e honesta do mundo.
Rosário calava-se , engolia sua revolta, pois as segundas seus colegas recebiam a merendinha da semana pelas mãos de seu Ladu, um agrado, para que nada perturbasse o andamento dos negócios e das negociatas, é preciso lucrar, os colegas sabiam disto, negócios rapaz!
Rosário orava ao seu Jesus da justiça, da vingança, dos castigos devidos. Chegaria o dia em que ele findaria aquele sistema do Satã, mesmo que levasse anos, ele e seu  Ladu, ficariam frente a frente no dia do juízo final
"Os velozes nem sempre 
vencem a corrida;
Os fortes nem sempre
triunfam na guerra;
[...]Além do mais
ninguém sabe quando
vira a sua hora;
Assim como os peixes são
apanhados
numa rede fatal
e os pássaros são pegos
numa armadilha
também os homens são
enredados
pelos tempos de desgraça
que caem inesperadamente
Sobre eles."

Rosário estava mais calmo,sentiu a mão de Deus apoiando a sua missão, quando se viu lendo Eclesiastes  começou a gargalhar descontroladamente,  disse sussurrando no seu quarto escuro
“Exu,você vai morrer de fome, você está amarrado e repreendido em nome de Jesus”...(continua)

2 comentários:

Jurandy Boa Morte disse...

Impossível não lembrar Aluisio Azevedo e o realismo/naturalismo... Um corpo Exu e a busca da verdade de Ogum (se é que os dois nunca se separaram)... Seu "personagem" é muito nosso... Dos que encontramos nas esquinas de nossa cidade, nos bares, nas encruzilhadas.
Ele é seu próprio descaminho. Exu de sua própria herança. Aguardo novos pontos deste ilê.
Ah!!!! Não pude deixar de me lembrar de um certo comerciante conhecido nosso... rsrsrs

Forte abraço.

Guellwaar Adún disse...

Rosário é o tipico sujeito ensimesmado na encruzilhda identitária que o neo-pentecostalismo joga sobre nossa gente. É o velho dilema, ou alimento minha ancestralidade, ou caio no conto do pastor vigarista e encho a sacolinha com a grana que compraria o akukó para Lallu. A propósito, esse Ladu é a imagem e semelhança dessa igreja de Jusus dos Últimos dias- um vilenta moça, a outra as consciências... Parabéns, senhora Pagu, escrita privilegiada e encantadora...