terça-feira, 18 de agosto de 2009

A dor


Se não houvesse a dor da tristeza,ainda assim haveria poesia?
Os orientais afirmam que a dor não passa de uma ilusão,Cazuza dizia que se houver dor não vale a pena!Conheço as dores bem de perto,as minhas e as alheias,tenho uma grande sensibilidade para esse assunto,mesmo não tomando remédio para curar as dores do corpo,é muito difícil(pode crer, se me ver usando analgésico,”saiba que o bicho ta pegando”).Entretanto o que seria da criatividade sem um tanto generoso de dor?A dor que criou o samba,de tanta saudade,injustiça e cárcere eis que surge nossa maior identidade musical,não conheço samba lindo sem ter tristeza.Outra vez andei pelas ruas de Cachoeira,conhecendo gente por lá,esta cidade me dói um pouquinho,porque me faz lembrar da falta de sorte da minha,como é triste não ter identidade,apesar de não ver o povo de lá tão envolvido com as coisas,mas o fato é que eles mostram que tem uma cara cultural,mesmo pousando pra gringo ver(isso é muito ruim),parece senso comum fazer analogia entre samba,dor,recôncavo,e mais ainda falar de dores do amor,a festa da Boa Morte é um encantamento,mas o que me emocionou foi um pranto calado e sufocado de uma pessoa que sofre por amor,estamos em uma sociedade que cada vez mais torna o amor algo consumível,aceitamos as traições,tornamos o sexo uma industria do espetáculo,completamente fast food,mas não aprendemos a lidar com a “indiferença”o choro que eu vi,foi tão desesperador,uma figura bonita,magnética,astral,chorando perdidamente pelo ser amado,pelo fato de ser ignorado como uma “coisa,coisamente”depois de dois anos vivendo juntos,alias o “ignorar”tornou-se um verbo de ação,para não sentir as dores da alma,devemos ignorar a todos (devemos desligar ou não atender o celular), procurar intoxicar o organismo de paraísos artificiais.Não bebo,não fumo e só trepo de camisinha,poderia ser uma pessoa perfeita,mas não tolero a indiferença das pessoas,o ignorar,isso me causa muita dor,houve um tempo em que eu era mais bem sucedia,assim como o menino bonito que conheci em Cachoeira,eu chorava.Infelizmente a dor misturada com a maldade e indiferença das pessoas vai roubando sua espontaneidade e te transformando em pedra sem água, torna-te um ser racional,e isso não é nada bom,existe muita violência na racionalidade,meninos não choram,só os fortes sobrevivem.Talvez o ritmo cadenciado e sensual do samba,a poesia,o Deus que dança,o Jesus crucificado,nos liberte do sofrer,enquanto esse dia não chega,vamos tratando as nossas dores com um cadinho de poesia todos os dias!

Nenhum comentário: