domingo, 23 de dezembro de 2012

Aprendi!?!?!?

Ontem resolvi sair com minhas queridas amigas e meus queridos amigos. Santo Amaro é uma cidade ainda estranha para mim, sou meio alien, uma criatura vista como louca/exótica, poderia até ser analisada como psicótica, com mania de perseguição (a mania de perseguição tem me libertado). Onde chego nesta cidade, as pessoas exercitam o pescocinho, todas me olham, sei o que é ser celebridade. Mas vamos às minhas e meus...fizemos uma brincadeira, inocente, o que aprendemos este ano como "um Dia Claro, momentos felizes, momentos de amor". Aprendi em 2012 uma coisa meio chinesa/janponesa, essas frases que a gente sempre ler tipo as de  Confúcio: Não devemos enfrentar com sofrimento, o que sabemos que deveremos exercer por obrigação!
Fui muito feliz em 2012 com meu trabalho. O projeto Assistência Móvel foi um lindo sonho que realizei, entretanto, ele me deu a medida certa saber qual o momento que se deve avançar, e o momento que não dar mais para continuar. Aprendi que não posso salvar o mundo, apenas com meia dúzia de pessoas iguais a mim, quando existe centenas, milhares de pessoas que pensam e batalham para que as coisas continuem como estão, aprendi a não enfrentar o sistema, pode ser muito lindo ler, emociona os grandes exemplos, mas não quero isso para mim, definitivamente, não!
Neste ano de 2012 andei conversando muito com o nosso Codigo Civil, e ele foi um amigo e tanto, mostrou o quanto estava sendo violada em meus direitos, aprendi que mais vale conversar com os livros do que dançar forró. Espero que os conselhos do Codigo Civil colham bons frutos em 2013, frutos para uma vida toda, que extrapola o temporal.
Comer com o Hashi, já gostava muito da comida japonesa, porem, não me arriscava a pegar nos tales pauzinhos, um amigo me ensinou, e não foi nada complicado. Atualmente, adoro ir para Cabuçu e comer sushi na beira do mar, no final da tarde. Uma riqueza!rsrs
Neste ano, aprendi uma coisa fundamental no respeito ao próximo e para o meu sossego doméstico. Ninguem é feliz limpando a sujeira que eu produzo, portanto, não terei mais empregada domestica, mesmo pagando todos os impostos e salário, esta é uma profissãoo que tem que acabar. Aprendi a lavar, passar, fazer faxina e a cuidar pessoalmente dos horários e passos dos meus filhos. Logico que isso é muito difícil, sofro muito, porque sou uma pessoas extremamente desorientada, minha vida toda foi envolvida pela cultura luso-hispânica, gosto mais do trabalho intelectual do que o corporal, "causa-me especie" essas coisas da casa...Aff...mas volto ao meu ditado, meio Confúcio, anteriormente citado.
Ah...e o amor? Andava em crise com a família, com a dedicação Mariana aos filhos, este ano coloquei meus meninos nos trilhos e como mulher negra feminista, aprendi que família é tudo, tudo mesmo, e cada um tem a família do tamanho que deseja, da forma que constrõe, a verdade sobre o amor é que ele é família demais. Se o poetinha acertou ao dizer que não existe amor sozinho, reforço que meus amores dormem agora comigo no colchão do meu quarto, depois que quebraram a minha cama secular. Parece que foi mistico, conversamos mais, nos conhecemos muito, e aprendemos, eu, Thiago e Gustavo a nos amar.
Em 2012 renovei meus votos com o feminismo, e isso me trouxe um aprendizado muito feliz: Não posso amar homem algum, sem antes ser forte. E se for para bater, que eu bata, mas antes de bater, tenho que aprender como fazer. Não odeio os homens, acredito que muitos podem ser dignos de amar, mas cansei de ver mulheres neste ano, loucas ou enlouquecendo pelos problemas domésticos e com seus filhos, mulheres estupradas, grávidas, sozinhas, abandonadas. Será que tantas mulheres sofrendo pelos seus homens, todas são as problemáticas? Será que todas as mulheres que conheci este ano, que sofrem pela ação violenta do patriarcado, elas desejaram uma gravidez solitária? Menores de idade desejaram ser estupradas, desejaram parir? O feminismo não me deixa neurótica, o feminismo me liberta dos carceres, o feminismo me alerta que existem direitos, que devo conversar o tempo todo com o código civil, que devo me manter atenta, que existem dois homens que precisam ser educados por mim. O feminismo me diz, que só é possível amor entre iguais, entre aqueles que compartilham dos mesmo sonhos, musicas, e outras coisas que podem parecer triviais, ou fúteis, mas que determinam em muito o que pode ser feliz.
Aprendi, que escolher um lado, o melhor lado para si, ainda é a melhor forma de se salvar. Não se trata de mau caratismo, banditismo, é uma especie de egoísmo que salva vidas, tipo: com gente perigosa não se senta numa mesa, não se tira foto, e tudo deve ser protocolado. Nas relações afetivas, sigilo, com as contas, organização. Para os sonhos, batalha.
2012 foi uma ano muito, muito bom...Que o axé dele se manifeste para o resto da minha vida. Valeu a pena chegar aqui!



P.S: ah,antes que esqueça...fiz 2 músicas em 2012, bem no finalzinho, iniciei as aulas de piano e comecei a escrever canções. As palavras não chegam para mim com som, cantantes...mas quem sabe, a partir de agora, elas alem de cantoras serão bailarinas?!Ainda bem que o mundo não acabou, "meu tempo é agora!"

Nenhum comentário: