segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"Política não se faz com o fígado!"



Terminado o processo eleitoral de algumas cidades deste país, começo a aprender sobre a ciência da política eleitoral, já que esta foi a primeira vez que trabalhei tão de perto para um politico, com os eleitores da minha cidade. Tomando Santo Amaro como parâmetro, pois, esse foi meu laboratório, percebo o quanto de atraso existe neste nosso Estado, elementos fundamentais para o bem estar social, como a água, emprego, aposentadoria e alimentação ainda tem o poder devastador de eleger representantes para o legislativo, muitos do que se reelegeram, retornaram e são novos nas quinze cadeiras do legislativo, tomaram para si essas bandeiras, uma mostra de que vivemos longe muito longe da valorização de questões importantes para o desenvolvimento, tais como politicas publicas para a Educação, Saúde e orçamento participativo.
O povo não é burro, cansei de ler e ouvir nestes últimos dias, as "pessoas" que se consideram a elite do pensamento inteligente desta cidade, escrever e declarar sobre a "burrice" dos eleitores, que se torna povo na linguagem utilizada. O povo é egoísta, votam de acordo com seus interesses particulares, e dentro dessa nomenclatura povo, incluo a elite da inteligencia de Santo Amaro, que é altamente preconceituosa, essa parte semi deusa desta cidade, também vota e faz campanha de acordo com seus interesses particulares, principalmente se estiverem precisando de emprego, ou por favorecimento dos seus familiares, ninguém nesta cidade (quiça país) votou ou vota pelo coletivo, os interesses coletivos são uma piada neste atual quadro politico, uma demonstração clara sobre o que afirmo, é a falência e o sucateamento das associações existentes, parece que o distrito de Acupe é uma rara exceção, elegeu dois vereadores, representantes do movimento social organizado, mas considerando que Acupe não é mais Santo Amaro, porque este é o sentimento do seu povo (em outra postagem aprofundarei sobre este tema), torna-se uma localidade atípica da nossa realidade Santamarense. Enquanto o povo estiver carregando baldes e mais baldes de água, para suprir as suas necessidades fundamentais, muitos ainda vão se eleger levando para essas localidades este tipo de serviço, não podemos esquecer que sorrisos e paciência para escutar, fazem toda a diferença, quem paga R$ 20,00 reais por mês para um fazendeiro, e tem que carregar o peso de recipientes com água, não se incomoda em pagar R$ 10,00 para uma estatal e de quebra receber um tratamento "simpático" de quem recebe para levar este serviço. Mau caratismo do politico que se aproveita disto para ganhar votos? Certamente, mas vejamos como somos tratados pelos funcionários públicos? Se é um direito a água, bem como a aposentadoria, porque julgar o povo como ignorante pelo fato de votar em quem é simpatico com eles? Como exigir consciência do povo, quando vivem na lama, na fome e sendo humilhado por profissionais (titulados pela academia) que recebem o dinheiro público para prestar atendimento para este povo? O resultado está nos quinze eleitos, que não fazem parte do executivo, mas agem como se fossem. Santo Amaro agora tem mais quinze secretarias executivas, porque os nossos vereadores são isto, poderes executivos, e quem for candidato a vereador e tentar fazer o contrário, vai tomar pau.
Santo Amaro continua no sexismo nosso de cada dia, evidente que as mulheres que  disputaram a politica representativa nada sabem sobre politica para mulher, e o discurso repete sempre o batido Deus, Pátria e meus filhos, um horror...teve uma ou duas que  senti um potencial, mas vejamos quem esta cidade doente de misoginia aclamou nos comícios, Nete Show. Achei legitima a candidatura desta mulher, mas graças a Yansã essa criatura não foi eleita, uma mulher na câmara, para mim seria um grande orgulho, uma pessoa como Nete, seria enterrar o discurso de gênero por mil anos, posto que este ainda nem aconteceu. Desejo que Nete Show, tenha uma vida digna, um bom emprego, reforme sua casa, ajude a criar seus netos, mas não queria mesmo esta pessoa como a representante das mulheres, já me bastam os homens que não olham por nós. E deixo o recado para o povo que declarava que eram quatorze cadeiras, pois uma já era de Nete, vocês precisam estudar mais a cidade que vivem, Ricardo é amado (atualmente) mas nós funcionários e políticos que seguem a gestão, estamos longe de ser 
aclamado pelo povo, vamos começar a acordar ? Os chefes de governo petistas não obtiveram boa votação, mesmo recebendo total apoio do prefeito reeleito e sendo pessoas "velhas" dentro do partido dos trabalhadores. O povo de Santo Amaro vota no nome, não no partido, isso é um clássico. Outro fenômeno dos gostos dos nossos eleitores é que voto de papai, não transfere para filhinho, nenhum filho de ex-prefeito  foi eleito, ou simplesmente recebeu uma votação expressiva, o povo desta cidade não vota em sobrenomes ou linhagem de parentesco, pelo menos não mais, ou ainda não.
Quer ser politico? Comece a trabalhar seu currículo e reserva financeira, não se elege nesta cidade, quem não tenha como requisito em seu currículo: 1o simpatia, é preciso ser querido pelo povo; 2o paciência para a escuta; 3o socialização da sua intimidade, o povo ama ser recebido nos domicílios; 4o amigos políticos influentes, vale muito estar do lado do prefeito (mas somente isso n basta); 5o ter uma boa reserva de dinheiro, caso você não tenha esse pré-requisito, só se candidate como teste de popularidade; 6o tenha uma boa história para contar, esse item pode ser um caso de superação, uma boa oratória, planos e sonhos, mas ele pelo que percebo não é o mais importante.
Essa ultima eleição, eliminado o showmício, consegue transformar o processo eleitoral em "carnaval fora de época" é uma tendência que pelo que vejo está longe de ser esquecida pelo povo, a "tale" das caminhadas mobilizavam milhões de pessoas, com musicas de carnaval, os adolescentes adoravam, as/os idosos/as vibravam, como disse certa vez Pollyana Neri, campanha eleitoral virou gincana. Vereadores  e bandeirolas se engalfinhando com outros vereadores e bandeirolas, todos da mesma coligação, lembrou-me dos tempos onde disputavamos com o nome de equipes, senti uma certa nostalgia. Certo mesmo que as caminhadas são um sucesso, é isso que o povo gosta, é isso que o povo quer. A conotação de protesto ou manifestação de apoio a ideologia, é coisa esquecida pelo, infelizmente ou felizmente? Ainda não sei como me posicionar sobre o tema.
A cidade perdeu com a publicidade dos partidos, as agências de publicidade ganharam muito dinheiro com essa disputa, se a violência ganha novas faces, essa é a mais nova, a violencia visual das campanhas, algo que remete a ideologia nazista. A publicidade exarcebada nos carros de som, nas fachadas das casas, nos cavaletes ocupando o espaço público, deixando mais deficitária a acessibilidade, nem posso classificar como retrocesso, é uma inovação absurda da imundice, poluíção  e falta de respeito pela cidade. Santo Amaro ficou horrorosa, Salvador ainda mais do que já estava. É preciso regular esse tipo de recurso, como executar politicas que tangem sobre sustentabilidade, quando os "homens" que estão disputando este pleito, acabam com a parte ambiental desta? Acredito que a justiça, que fez tanta fiscalização, poderia ao menos regular sobre essa parte, e outra, carreata é devastadora do meio ambiente, gasta-se muito combustível, impede o bom andamento do trânsito e se comete outras ações violentas, inclusive dos motociclistas, que por pouco não matou alguem na calçada. Acredito que essa minha inquietação vai continuar, é bem capaz das empresas de propaganda e estúdios  de gravação mobilizem um protesto contra a regulação dos limites para a utilização deste instrumentos na campanha eleitoral. Vamos continuar ouvindo musicas ordinárias como a do candidato Aritana.
Cientistas políticos e políticos cientistas no Brasil me deixam de cabelo em pé, qual a diferença entre povo, sociedade e opinião pública? Eu pensava que tudo era a mesma coisa, mas estudando a fundo, percebo que existe uma diferenciação de acordo com a classe e os privilégios, por exemplo:
  • Quem mora na praça ou em alguns bairros do centro= Sociedade
  • Quem tem título acadêmico= Opinião pública
  • Quem vive na míseria= povo
Talvez haja exagero na minha analise, entretanto, é assim que se manifesta no meu vulgar entendimento essas articulações da linguagem politica.
Como todo bom torcedor, o povo ama os políticos, entregam todas as responsabilidades para estes, da vida cívica os direitos fundamentais, é muito estranho depois que a gente começa a perceber como se desenvolve, como o povo necessita dos políticos representativos, e como ele também pode derrubar essa representatividade. Não nos enganemos, a história da humanidade nos deixa grandes exemplos de como o povo se levanta para colocar nos altares e como se dar o levante deste mesmo povo. Não existe Inocência. Sempre declaro que imaturidade nada tem haver com Inocência, nosso povo é imaturo, acredita que  só tem poder politico de decisão nas eleições, que fiscalizar, propor, é coisa de gente chata, maluca, ou de quem quer ser politico representativo, isso não quer dizer que ele seja infantil ou ignorante, politico que pensa desta forma, que ainda acredita que comprar voto, apenas; ser legal, apenas; levar para realizar exames médicos, apenas; realizar festas nonabescas, apenas; fazer oposição, apenas; ter serviços prestados, apenas, não elege ninguém. Como disse ontem o prefeito reeleito de Belo Horizonte, politica não se faz com o fígado. É preciso racionalidade, estudo e grande disposição para competitividade, politica é coisa que adoece, e a representativa não é campo de pessoas apenas de boa vontade e lindos sonhos. Lindos sonhos infelizmente não convencem o povo, porque o povo é que elege os seus representantes.





Nenhum comentário: