quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vamos ver o que será!







Nem ia escrever sobre esse tema, mas depois que vi na TV os diálogos de Marcos Prisco, revelados pela policia federal para ser veiculado na rede Globo. E o quanto as pessoas defendem um posicionamento a partir do conhecimento raso e falacioso, resolvi me pronunciar.


Poderia considerar nesse meu texto o quando a PM tem seus basilares educacionais fundados no racismo, sexismo e homofobia. De como é difícil ter um dialogo salutar com algumas pessoas desta corporação, inclusive fui vulgarmente ofendida por um tale, que vivia me afrontando neste espaço, porque defendo os direitos humanos. Inclusive me mandando lavar panelas e roupas e afirmando que eu tinha desejo sexual por ele. A sorte deste homem baixo e rasteiro é que minha ideologia é muito bem fundamentada, e não vou usar esse pessoa asquerosa como fundamento para a minha analise.


Primeiro, devemos ter o entendimento sobre a PEC 300 que defende o direito de que todos os policias militares e bombeiros de todo território nacional, tenham o salário igualado aos policias militares de Brasília. Sempre bom esclarecer que o Brasil é uma Republica Federativa, então cada estado tem autonomia para regular o salário de seus servidores, porem, é importante esclarecer que o salário dos policiais militares de Brasília são pagos pela União. Então o pleito dos PM’s se torna justo,neste aspecto.


Segundo, esta corporação que venho analisar, somos nós. Porque a gente ainda acredita que existe segurança publica no nosso "país"? Faça-me uma garapa, há tempos o então ministro da justiça Tarso Genro (não me lembro o ano),lançou um programa fechação que iria revolucionar a Segurança Publica do País. Verbas milionárias destinadas para tal revolução nacional. Onde foi investida essa verba? a Policia Militar tem o comportamento que condiz com a nossa sociedade. Vejo gente que defende Danillo Gentilli chamando gay de veado, gordo de baleia e entre todas as coisas Negro de macacos, e dentro dessa defesa esculhambam as cotas para a população negra, como se essas já existissem. O que essas pessoas sem fundamentação teórica algum defendem, se torna altamente diferente, quando é gritado para elas de forma individual. Pense em um trote para uma pessoa gorda que defende o humorista de 5ª,dizendo que ela deveria acordar mais cedo para frequentar a academia, porque ela é uma baleia por ser preguiçosa? Você pode até pensar o que essa analogia não tem haver com a greve da PM Bahia, afirmo que tudo. Criticamos o comportamento violento, racista, sexista e homofóbico (insisto em frisar sobre isso). Esquecemos que a PM é apenas uma instituição que tem o poder de força, ela nos representa. Não é uma coisa que está acima ou abaixo do sistema social. Ela está dentro do nosso sistema, tentar compreender esta representação estatal fora dessa lógica é perder o entendimento de que precisamos nos desconstruir para fazer o enfrentamento as atitudes truculentas da Policia Militar. Já vi muita gente que fala mal das ações excessivas da PM que aparecem nos jornais de açougue, quando violadas do seu direito privado, exigem que espanque o marginal, ou o oponente até a morte. Se existe corrupção dentro desta instituição, significa que uma parcela da sociedade que detém de um poder, pelo menos de classe, se propõe a corromper esses profissionais.


Terceiro, movimentos sociais não são movidos por uma pessoa apenas. Não é Marcos Prisco a alma desta greve. Os meios de comunicação brincam com a minha inteligência quando querem que acredite nisto. Posso até considera-lo como o grande líder e a voz dessa greve insana, mas ele não está sozinho. Como outros profissionais, os policias militares são corporativistas sim, infelizmente os professores não são. Essa greve se torna inconstitucional porque se trata de profissionais que portam legitimamente armas, acho justo esse aspecto. Porem digo e repito, as leis são invenções culturais, elas mudam de acordo com o contexto histórico, não vamos esquecer que a escravidão do povo negro era legitimada por leis, as leis podem ser lindas e regular uma sociedade, entretanto são tendenciosas, não acho ruim não, mas muitas vezes são injustas. Esta greve é terrível, mas ela é uma ação coletiva, isso aponta que algo de muito errado já estava em curso.


Quarto(geralmente os textos citam até o 3º), essa greve tem um saldo positivo para a reflexão sociológica do nosso povo. Muita gente perdeu o medo e falou mal da policia e do governo do Estado, na minha parca visão, isso é a coisa mais importante entre todas as questões. Provavelmente nada mudará, a PM continuará sendo mal remunerada, pessimamente armada e sendo corrompida pelo sistema. Não sejamos hipócritas a ponto de acreditar que ser honesto no Brasil é algo muito fácil, e que pessoas que vivem sem boa moradia, má remuneração, péssimo sistema de saúde, convivendo numa sociedade de consumo exacerbada, onde os valores estão nos sentimentos de classe, não seja corrompido, porque fez um concurso, onde sabiam antes de assinar o termo de compromisso que o salário ia ser uma miséria. E de forma pior, faz comparações com profissionais que recebem e vivem sob piores condições. Isso é muito falso, e não sustenta. A gente aceita a indecência que é o salário dos deputados e senadores, que produzem bem menos e que são igualmente corruptos.Espero que depois de todo esse movimento, que sacrificou(como sempre) a população que precisa do transporte coletivo, trabalha no comercio e que sempre que precisa da segurança publica, não sabe onde ela está. Aprenda que somos mais que a PM, que governantes e na próxima greve a gente exija desconto dos impostos destinados para a Segurança Publica. Vamos pedir anistia pelos dias que ficamos sem esse serviço. Vamos pedir anistia pelos dias que ficamos sem Saúde publica, sem Educação, sem judiciário. Enfim, vamos parar de pagar impostos e vamos ver o que será!

Nenhum comentário: